segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um mundo de livros...


Sempre fui uma pessoa de livros. Não me recordo da primeira vez que li um livro mas sempre que algo de importante aconteceu na minha vida, recordo-me do livro que acompanhou esse momento. Deixei de ter medo do escuro graças a um livro (vá, ainda tenho um bocadinho...), aprendi a importância das relações humanas através de VÁRIOS livros e são sempre a minha prenda de eleição. Não os ofereço de forma leviana nem compro os últimos hits das prateleiras. Escolho-os, conheço-os, tento perceber se vão de encontro às perguntas que as pessoas estão a colocar naquele momento - os livros devem ser úteis, ensinar-nos algo! 

Tenho livros espalhados por este mundo e sinto-me feliz com isso. Nunca fui pessoa de amordaçar os livros numa "prateleira lá de casa". Não me sinto mais rica por possuir um livro (se bem que se a Duquesa de Alba me quisesse oferecer a primeira edição do Quijote, não me importava de o trancar no meu quarto!) e acredito que os livros enriquecem-nos quando os lemos, não quando os possuímos fisicamente. 

Não consigo ler quando estou demasiado triste ou pensativa, não estou concentrada o suficiente para absorver tooooooooooodas as palavras e os seus mais diversos significados. Por isso, espero que o corpo me peça, que a disponibilidade seja total, só assim conseguimos apreender a sua mensagem. 

Recordo-me da adolescência e de ler os livros num "ai". Agora sou uma leitora mais selectiva. Só leio o que quero, já tenho os meus autores preferidos, no entanto, continuo a ficar feliz e emocionada quando descubro um autor novo e me comovo com as suas palavras.

Sempre fui dos livros mais do que de outra coisa qualquer, do que qualquer actividade física ou social. E sou dos livros em papel, com cheiro a papel, com os cantos dobrados e as capas estragadas. Não os destruo de propósito mas, quando termino de ler um livro, se o emprestar, as pessoas conseguem perceber que passei por ali. Imaginei personagens, criei fins alternativos, chorei com histórias de amor e retirei ensinamentos para a vida... Tudo entre as capas dos vários livros. 

Adoro quando vou às compras e regresso com um saco cheio de livros, adoro o ar de felicidade que o sr. da feira do livro lá da prainha faz quando me vê chegar e adoro conhecer-me um pouco melhor no fim de cada livro.

Sou uma pessoa de palavras, de páginas, de histórias e da história por detrás dessa história. Por vezes, conheço os autores, algo que nunca fiz muita questão. Os autores, na minha mente, estão numa espécie de universo paralelo, não os quero "manchar" com a minha normalidade. Eu sei, no fundo do meu ser, que são pessoas de carne e osso, como eu e os demais, mas ajudaram-me a viver, a respirar, a crescer e isso é algo que os eleva a outro patamar.

Gosto de livros, mais do que determinadas pessoas e creio que o meu mundo seria muito mais linear se não tivesse lido tanto na minha infância. E afinal de contas, quem é que quer viver num mundo linear?

Um dia, na minha casa ideal, no meu futuro ideal (e porque acredito na força dos sonhos) terei uma sala a transbordar de livros, que vou emprestando e que vão ganhando vida própria noutras mãos. Um dia, poderei dedicar-me exclusivamente à leitura dos livros e das suas histórias. Um dia, serei "a rapariga que amava os livros demasiado" e que por isso criou uma biblioteca universal... Um dia...

P.S.- Ainda hoje me recordo do que chorei quando o Afonso morreu. Os seres são tão mais perfeitos nos livros, mesmo que repletos de imperfeições.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.