quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rafaela

Uma criança é sempre uma bênção. É um novo ser, puro e cheio de possibilidades que vem ao Mundo. Na nossa família sentimo-nos sempre abençoados quando nasce um novo ser. Somos aquela típica família que faz fila à porta da maternidade no dia do parto, que se delicia quando entra numa loja de roupa para bebés e que se une, nos bons e nos maus momentos, para tornar a vida dessa criança o mais feliz possível.
Somos todos "padrinhos", "madrinhas", "tios" e "tias", mesmo que não haja laço de sangue ou que o título não seja nosso mas de outra pessoa. No entanto, uma das coisas que aprendi com a minha mãe é que família não é só a de sangue, essa é que herdamos, a que estimamos. Porém, existem aquelas pessoas cuja vida está tão intrinsecamente ligada à nossa, cuja história se mistura com a nossa e que, por isso, merecem também ser tratados como família. Porque família são aquelas pessoas que se unem, que se ajudam, que são confidentes e cúmplices, as que estão PRESENTES mesmo quando os tempos são difíceis. 
Felizmente, eu tenho uma família assim. Uma família que se junta nas férias, nos feriados, nos aniversários, nos momentos de dor e sofrimento. Por gosto do Manuel Joaquim, juntamo-nos à volta da mesa, é certo! Mas mais importante do que o sítio onde nos juntamos é o facto de não inventarmos desculpas, de gostarmos realmente da companhia uns dos outros e de deixarmos que o amor que nos une fale sempre mais alto.
Por isso, tenho uma madrinha que é insubstituível (ainda estou em dívida com um texto), uma prima emprestada que podia jurar partilha o mesmo sangue que eu e um padrinho que gosta de nós como família.
E estes são os "meus" padrinhos, porque na minha família herdamos os padrinhos e as madrinhas uns dos outros, até chegarmos ao ponto de sermos um todo, um só.
Por isso, Rafaela, prepara-te para férias em Cuba, a FEIRA DA CUBA, muitos beijinhos da família alentejana, uma madrinha - em papel - super querida e que te vai encher de mimos, uma madrinha mais velha que te vai apertar essas bochechas tantas vezes que vais perder a conta e uma madrinha - um pouco mais "fria" - mas que te emprestará todos os livros que tu quiseres, que te levará a ver concertos e que te dirá, vezes e vezes sem conta, "lembras-te daquele vestido lindo com o qual tiraste imensas fotos? Fui eu que te comprei, porque já sabia, mesmo quando ainda estavas na barriga da tua mãe, que ias ser uma menina linda e, por isso, cheia de estilo".
Nós somos assim, uma multidão barulhenta, lamechas mas unida! E esses laços nunca se quebrarão.

P.S.-Rafaela, com o historial de mulheres fortes e independentes na nossa família, temos a certeza que também vais herdar o gene! 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.