quarta-feira, 28 de março de 2012

Da reforma or Isto é a forma de viver a vida

Ensinar exige uma força sobre-humana. Ensinar pressupõe um coração aberto, uma mente sempre jovem e uma crença inocente na humanidade. Muitos tentam ser professores, alguns conseguem e mudam o mundo, outros tentam e o mundo muda-os a eles...
Não podemos encarar o ensino como uma profissão. O ensino é, acima de tudo, uma vocação... Não pode ser um caminho escolhido à pressa, ou por "pim-po-neta", porque se assim for seremos derrubados sem dó nem piedade!
Há uns anos (vamos tentar não quantificar porque iríamos perceber que estamos ficando velhos!) conheci um desses professores que lemos nos livros, que carregam com eles o "peso" do ensino... Gostaria de me recordar de todos os pormenores do dia em que o conheci mas só me consigo recordar da velocidade a que ele se movia... Na realidade, sempre o vi assim, mexendo-se, movendo pedras e montes para bem dos seus alunos, sofrendo as dores deles e partilhando a sua experiência com todos os que quisessem aprender.

Conheci-o e ficámos amigos. Gosto de pensar que ele viu em mim algo de bom - afinal, tantos anos a avaliar alunos deve ter-lhe dado algum calo! (cof cof)
Nunca perdeu o gosto em ensinar os seus alunos e nunca criou um gap (olha para mim a falar inglês!) entre as duas partes do processo ensino-aprendizagem: aluno-professor! São estes traços que distinguem os grandes profissionais, que os tornam únicos neste mundo corrupto...

Há umas semanas contou-me que tinha pedido a reforma. E, nesse momento, tive pena das gerações vindouras que passarão as portas verdes daquele edifício e não o vão encontrar lá. Tive pena porque são estes professores que nos marcam, aqueles com quem aprendemos não só a teoria mas a forma como devemos ser e viver...

Mas porque acredito que a nossa vida vem SEMPRE em primeiro lugar, porque acredito que os ciclos por vezes se fecham e sentimos uma força pulsando e a empurrar-nos para outro lugar, porque acredito que ele merece essa nova fase da sua vida, é com grande orgulho que lhe faço uma das minhas típicas "listas dos porquês"... Ao Professor Florêncio (como irei sempre chamá-lo), o meu sincero e profundo OBRIGADA!

Porque foi durante toda a sua vida um profissional excelente...
Porque fez da missão que é educar a missão da sua vida...
Porque é um profissional competente...
Porque foi sempre um sonhador...
Porque engoliu "sapos" horríveis e não baixou os braços de desânimo...
Porque nunca esperou louvores, discursos emotivos ou lembranças caras em troca...
Porque recebeu de braços abertos os novos profissionais...
Porque descobrimos imenso sobre um ser humano pela forma como aceita a mudança, aceita a evolução social...
Porque teve uma paciência imensa quando eu me recusei a aceitar o avanço tecnológico...
Porque eu acredito que será tremendamente feliz nesta nova fase da sua vida...
Porque acredito que esse mundo novo que agora o consome far-lhe-á um bem ENORME
Porque acredito que existem pessoas que por mais que as tentem derrubar, elas encontram sempre forças para sobreviver...
Porque foi uma honra inexplicável vê-lo trabalhar...
Porque agradeço o carinho com que me recebeu...

Obrigada!

P.S.- Espero, sinceramente, encontrá-lo mais vezes à porta de um qualquer teatro, de um qualquer cinema, vivendo a vida e sendo feliz!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.