quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rock in Rio II

Sempre gostei de artistas. Considero o artista um sofredor, alguém que viva a sua vida com o fantasma da criação sobre a sua cabeça, tem muito sofrimento pela frente. Contudo, esta semana, ao ler uma entrevista num dos jornais do costume, senti uma revolta imensa em relação aos ditos artistas que pisaram o palco do Rock in Rio. Para quem pertence à minha geração, aprendemos a olhar para o Rock in Rio como uma iniciativa que visava contribuir para um mundo melhor. Qual não é o meu espanto quando leio uma entrevista com a sra responsável pela concretização dos devaneios das estrelas e descubro que aqueles artistas estão todos loucos! Para eles a ida ao Brasil, ou a qualquer outra parte do Mundo, não é vista como uma oportunidade de tocarem, de mostrarem a sua música e levá-la além-fronteiras, é vista como uma desculpa para pedidos inimagináveis e exigências sobre-humanas. É impressão minha ou muitos dos artistas que fazem aquelas exigências absurdas - que em nada contribuem para uma melhor prestação ou para uma criação artística mais "elevada" - começaram a sua carreira em bares de terceira, com os alcoólicos do costume como público? Oh meus senhores, vamos lá a ganhar juízo e a fazer música pelo simples valor e motivo de "fazer música". Afinal vocês são músicos não são decoradores - nada de fazerem exigências sobre a cor que deve predominar nas paredes do camarim - nem cozinheiros - nada de exigir o bife X, a alface Y ou a cerveja W. Somos todos adultos. O que vocês precisam é de chegar a um palco, ter algum respeito pelas pessoas que vos aturam durante dias, com a vossa postura de divas, e cantar, para aqueles indíviduos que, mesmo em tempo de crise, despendem dinheiro do seu orçamento para vos irem ver.
Aqueles lemas do rock, do pop e demais géneros musicais ficam muito aquém quando lemos estas entrevistas. Vamos lá a valorizar a profissão que essa questão das exigências fica-vos muito mal!

P.S.- Ahh e que tal pararem de consumir substâncias antes de subirem ao palco?? Já pensaram que à vossa frente estão milhares de pessoas e que, algumas delas, podem achar que vocês são um exemplo a seguir?! Sim, no mundo em que vivemos, alguém levar a vida que vocês levam é motivo para inveja! As crianças estão lá, tentem mostrar-lhes que podem ser alguém, mudar o mundo sem recorrer a essas coisas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.